quinta-feira, 18 de março de 2010

quarta-feira, 17 de março de 2010


Os peixe-bois, vacas-marinhas ou manatis constituem uma designação comum aos mamíferos aquáticos, sirênios, assim como os dugongos, mas da família dos triquecídeos (Trichechidae). Possuem um grande corpo arredondado, com aspecto semelhante ao das morsas, o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) pode medir até 4 metros e pesar 800 quilos,[1] enquanto o peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) é menor e atinge 2,5 metros e pode pesar até 300 quilos.[1]
Existem três espécies de peixe-boi: o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), o peixe-boi-africano (Trichechus senegalensis), e o peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis). No Brasil, o peixe-boi-marinho habitava do Espírito Santo ao Amapá, porém devido à caça, desapareceu da costa do Espírito Santo, Bahia e Sergipe.[1] Os peixes-boi vivem tanto em água salgada quanto em água doce. O peixe-boi amazônico só existe na bacia do rio Amazonas, no Brasil, e no rio Orinoco, no Peru[1] e vive apenas em água doce.
Todas as espécies encontram-se ameaçadas de extinção e estão protegidas por leis ambientais em diversas partes do mundo. No Brasil, o peixe-boi é protegido por lei desde 1967[2] e a caça e a comercialização de produtos derivados do peixe-boi é crime que pode levar o infrator a até 2 anos de prisão.[1] São animais de hábitos solitários, raramente vistos em grupo fora da época de acasalamento.
Alimentam-se de algas, aguapés, capins aquáticos entre outras vegetações aquáticas e podem consumir até 10% de seu peso em plantas por dia e podem passar até oito horas por dia se alimentando.[1] Durante os primeiros dois anos de vida vivem com suas mães e ainda se alimentam de leite. São muito parecidos com os dugongos e a principal diferença entre o peixe-boi e o dugongo é a cauda. São animais muito mansos e, por este motivo, são facilmente caçados e se encontram em risco de extinção.

arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma ave da família Psittacidae, que ocorre nos biomas da Floresta Amazônica e, principalmente, no do Cerrado.
Possui uma plumagem azul com uma pele nua amarela em torno dos olhos e fita da mesma cor na base da mandíbula. Seu bico é desmesurado parecendo ser maior que o próprio crânio. Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste de sementes de palmeiras (cocos), especialmente o licuri (Attalea phalerata).
Essa arara torna-se madura para a reprodução aos 3 anos e sua época reprodutiva ocorre entre janeiro e novembro. Nascem 2 filhotes por vez e a incubação dura cerca de 30 dias. Depois que nascem, as araras-azuis ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro voo. A convivência familiar dura até um ano e meio de idade, quando os filhotes começam a se separar gradativamente dos pais.
Pode ser encontrada no Complexo do Pantanal onde projetos de preservação garantiram no ano de 2001 uma população de 3.000 exemplares. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção, sendo as principais causas a caça, o comércio clandestino, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a degradação em seu habitat natural através da destruição atrópica. Sua distribuição geográfica é no Brasil. Sua distribuição geográfica no Brasil é nos estados de: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

(Thalarctos maritimus)


Clique para ampliar v�deo
Ele ainda pode viver tranquilo, at� que a m�o do homem chegue l�...
O urso polar � uma das maiores esp�cies de urso. Alguns exemplares podem atingir cerca de 2 metros de comprimento e pesar 700 quilos. Embora pesado e maci�o, move-se com facilidade na paisagem branca do �rtico. O p�lo longo e gorduroso mant�m seu corpo aquecido, e a camada de gordura subcut�nea � uma prote��o adicional contra o frio. Bom pescador e ca�ador, o urso polar investe contra suas presas na �gua ou em terra firme. Na �gua sente-se � vontade porque a gordura e o ar nos pulm�es permitem que ele flutue com facilidade.



google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);

Seu nome cient�fico � Thalarctos maritimus da ordem dos carn�voros e da fam�lia Ursidae (Ursos). O urso polar � uma das maiores esp�cies de urso. Alguns exemplares podem atingir cerca de 2 metros de comprimento e pesar 700 quilos. Embora pesado e maci�o, move-se com facilidade na paisagem branca do �rtico.
O p�lo longo e gorduroso mant�m seu corpo aquecido, e a camada de gordura subcut�nea � uma prote��o adicional contra o frio. Bom pescador e ca�ador, o urso polar investe contra suas presas na �gua ou em terra firme. Na �gua sente-se � vontade porque a gordura e o ar nos pulm�es permitem que ele flutue com facilidade.
NOME CIENT�FICO: Thalarctos maritimusFILO: ChordataCLASSE: MammaliaORDEM: Carn�voraFAM�LIA: UrsidaeCARACTER�STICAS: ALTURA: cerca de 90 cm - de quatro e medindo na cernelhaPESO: at� 700 kgFILHOTES: at� 3 filhotes por cria. PER�ODO DE GESTA��O: de 6 a 8 mesesGARRAS N�O RETRAVEIS

Ameasados


Aqui vocês vão ver animais ameasados de instinção exenplos de animais ameasados:arara-azul,peixe-boi,ursos etc...